Home

/

Notícias

/

Interior

/

Defensoria Pública leva Unidade Móvel pela primeira vez ao São João de Senhor do Bonfim

Defensoria Pública leva Unidade Móvel pela primeira vez ao São João de Senhor do Bonfim

Por Redação

21/06/2026 às 16:39

Imagem de Defensoria Pública leva Unidade Móvel pela primeira vez ao São João de Senhor do Bonfim

Foto: Divulgação

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) está de volta ao São João de Senhor do Bonfim, a capital baiana do forró, que recebe, pela primeira vez durante a festa, a Unidade Móvel de Atendimento da instituição, ampliando o acesso à justiça e fortalecendo a atuação em defesa dos direitos da população.

 

Para o coordenador da 5ª Regional da DPE/BA, defensor público José Victor Ataíde, o retorno da instituição ao São João de Senhor do Bonfim representa um momento importante para a Defensoria e para a população.

 

“Depois de cerca de dez anos, vamos participar do São João de Senhor do Bonfim, que é uma festa marcada por muita tradição e por uma relação muito bonita de afeto da população com esse evento. Certamente, a Defensoria se engrandecerá muito com essa participação e também levará muitos serviços, contribuindo ainda mais para a festa”, destacou.

 

Durante o plantão, que acontece entre os dias 20 e 24 de junho, das 16h às 22h, a Unidade Móvel de Atendimento ficará estacionada nas imediações da Praça Nova, entre as lojas Magazine Luiza e Farmácia Pague Menos.

 

Além da oferta de orientação jurídica e atendimentos à população, a Defensoria atuará de forma integrada na prevenção e no enfrentamento a violações de direitos durante os festejos.

“Estaremos atentos às violações de direitos, às questões relacionadas aos(as) catadores(as) e ao trabalho infantil, além de situações na área da saúde e eventuais medidas protetivas que sejam necessárias”, explicou José Victor Ataíde.

A expectativa para o início do plantão especial foi discutida durante uma reunião entre a defensora pública geral, Camila Canário, e o prefeito de Senhor do Bonfim, Laércio Júnior. O encontro também marcou o início das tratativas para melhorias na estrutura física da sede da Defensoria no município e a perspectiva de implantação de uma sede própria da instituição na cidade.

O prefeito Laércio Júnior destacou que a presença da Defensoria durante o São João vai além do período festivo e representa um avanço institucional para o município.

“São João não é só festa. Este também é um momento para discutirmos avanços para o povo de Senhor do Bonfim. Estamos trabalhando para ampliar os serviços oferecidos pela Defensoria e, futuramente, construir uma sede própria para a instituição na cidade”, declarou.

A participação da DPE/BA no São João de Senhor do Bonfim integra o plantão especial realizado pela instituição nos festejos juninos, garantindo acesso à justiça, promoção de direitos e atuação em situações emergenciais durante um dos períodos de maior movimentação popular no estado. O plantão acontece ainda nos municípios de Irecê, Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Jequié e Vitória da Conquista, de 19 a 24 de junho. E segue até o São Pedro nas cidades de Ipiaú e Itabuna.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.